A MANIA DE LIMPEZA DE TRUMP

O que o novo presidente americano Donald Trump tem a ver com limpeza? Ele é conhecido por sua fortuna, declarações polêmicas e um reality show, além de sua imagem pessoal que tornou-se mundialmente famosa e parodiada por conta de seu topete e o tom artificialmente alaranjado de sua pele, mas você sabia que ele tem mania de limpeza? Sim, o mandatário da nação mais poderosa do mundo não suporta sujeira nem germes.
Apesar de, muitas vezes, ser um problema minimizado e considerado até uma coisa boa por alguns, a mania de limpeza é uma compulsão, ou seja um “comportamento repetitivo que a pessoa se sente compelida a executar” – um TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Isso significa que essa pessoa não está limpando porque vê sujeira, mas sim porque acredita que nunca está suficientemente limpo, criando um círculo vicioso que não satisfaz e nunca acaba.
As pessoas que tem mania de limpeza acabam desencadeando o medo irracional de doenças, já que a sujeira é foco de contaminações. E o medo das doenças as impede de tocar em objetos, em outras pessoas, se alimentar e, em casos mais graves, de sair de casa. É um caminho difícil de percorrer de volta, depois que chegou-se a esse ponto. E compulsões desse tipo atingem um grande número da população, no Brasil acredita-se que seja por volta de 3 a 4 milhões de pessoas.
De acordo com estudos, a mania de limpeza e o medo de contaminações, intimamente ligados, são o TOC mais comum. A pessoa apresenta uma preocupação excessiva com germes, bactérias, vírus e tudo que possa transmitir doenças. Por conta dessa preocupação, de forma demasiada, lavam as mãos, limpam a casa, a mesa de trabalho; lavam a louça mais de uma vez, usam álcool e sabonetes a mais que o recomendado e evitam tocar em diversos objetos e mesmo em outras pessoas.
E como distinguir o TOC daquele zelo que algumas pessoas tem com a manutenção dos locais que frequentam ou mesmo do medo comum em usar um banheiro público? Porque a compulsão gera conflitos, seja no ambiente familiar ou no trabalho. A pessoa compulsiva acaba por não respeitar comportamentos diferentes dos seus, normalmente sofre de ansiedade, irritabilidade e até depressão, o que torna difícil uma vida social estável. Se não tratado, o TOC da mania de limpeza pode condenar a pessoa a uma vida solitária e infeliz.
Apenas por curiosidade, veja alguns famosos que sofrem do TOC da mania de limpeza:
– Alec Baldwin (limpa a casa antes da empregada doméstica o fazer);
– Cameron Diaz (tira a pintura das maçanetas de tanto limpá-las para tocar);
– Megan Fox (não come em restaurantes para não utilizar talheres que outras pessoas já usaram).
O ator e diretor Woody Allen poderia ser citado nesse TOC, pois tem um medo absurdo da morte, mas como ele é conhecido por ter várias compulsões, recebe uma menção honrosa de nossa parte.
Voltando ao presidente americano, não é difícil traçar um paralelo entre a sua intolerância com sujeira e a sua intolerância em relação aqueles que não são como ele, pessoas que ele considera verdadeiras “doenças” que assolam os Estados Unidos e matam seus “iguais”. A esperança é que alguns dos poderosos ao seu redor possam funcionar como verdadeiros psicólogos e o ajudem a tratar seu TOC antes que seja tarde demais.
FONTES:
http://www.ufrgs.br/toc/images/profissional/material_didatico/Cap_1_o_que_e_o_TOC.pdf
http://www.mundodastribos.com/as-manias-mais-estranhas-dos-famosos.html