Benefícios da Seca – existem e são para toda a sociedade!

Difícil acreditar que exista benefícios da seca. Na atual crise hídrica, quando corremos o risco de ficar com as torneiras sem uma gota de água sem aviso prévio ou sofrer racionamento ou levar uma multa salgada por consumo acima do devido, algumas perguntas surgem. Afinal, será que só a economia doméstica fará diferença? E quanto aos outros setores da sociedade? Será que eles também não devem se adequar à nova realidade?
A resposta é sim. De acordo com as Nações Unidas, o setor que mais consome água no mundo (e no Brasil) é a agropecuária, essencialmente para a irrigação. Cultivar os campos para a produção de alimentos consome 70% de toda a água doce disponível no planeta. O segundo setor é a indústria, que utiliza em torno de 20%. Contudo, isso não deve tornar o setor agrícola o vilão da escassez desse recurso, pois esses dados não devem ser vistos sem uma análise mais profunda da realidade em nosso país e é nesse momento que enxergamos os benefícios da seca: informação e mudança de comportamento social.
A agricultura é a grande responsável pelos números positivos da economia brasileira, provendo as maiores produções de alguns alimentos para a população mundial (como soja, feijão, banana e laranja) e, de acordo com o pesquisador Evaristo de Miranda, da Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária) isso tem sido feito de maneira cada vez mais sustentável e utilizando a água de modo racional. Segundo o pesquisador “a população em geral não sabe que a água consumida na irrigação volta naturalmente para o sistema”.
Ademais, pesquisas e novas tecnologias estão sempre surgindo no setor agrícola para que, de modo contínuo, o impacto ambiental causado pelos campos seja reduzido, mantendo a natureza e os mananciais protegidos, além de gerar ganhos econômicos para o país e a população. Mais benefícios da seca: o desenvolvimento de novas tecnologias para todos.
O lado bom da crise – ainda de acordo com o doutor Evaristo – reside, justamente, nas inovações, novos projetos, conscientização e ações da sociedade civil em relação à utilização da água. Governos desengavetaram projetos de melhora do abastecimento das cidades e cidadãos estão se cobrando mutuamente sobre o uso consciente desse recurso, em prol da melhor qualidade de vida. E um número cada vez maior de empresas que consomem muita água, tais como shoppings, escolas, fábricas, hospitais e escritórios buscam economizá-la também através de atitudes inovadoras e inteligentes, como por exemplo a compra de produtos de limpeza, sabonetes, desinfetantes e desengraxantes que necessitam de pouquíssima água para o processo. E também no uso consciente de produtos com melhor rendimento como papel toalha, papel higiênico, entre outros, já mostrados em nossos artigos anteriores. Esses são os verdadeiros benefícios da seca.
Informe-se, conscientize-se e seja você também a mudança que desejamos para o mundo.
FONTES
http://www.evaristodemiranda.com.br
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,bendita-seca-imp-,1594322