INOVAÇÃO E PERSEVERANÇA: JOY E O MIRACLE MOP

Você já deve ter ouvido falar do filme “Joy”, em cartaz em alguns cinemas do país e com a atriz Jennifer Lawrence, que foi indicada ao Oscar como “Melhor atriz”. A narrativa é sobre a vida de Joy Mangano, uma americana com grande criatividade e que, depois de anos sofrendo uma vida dura, conhece o sucesso profissional ao inventar um tipo de esfregão (MOP) que revolucionou a rotina de limpeza de milhões de pessoas. Com enorme força empreendedora e um objetivo claro de vencer, Joy salvou a sua vida e ajudou a todos que sofriam horas à fio higienizando o chão de casas e empresas com seu “Miracle MOP”.
O MOP, ou esfregão em português, já existia há décadas quando Joy o reinventou. Utilizado para limpar o chão, era a forma mais prática de espalhar o produto de limpeza, esfregar o local e remover a água utilizada, contudo, eram as mãos de quem estava limpando as responsáveis por “torcer” o pano do MOP para retirar a sujeira que este removia do chão. Ou seja, a pessoa que estava usando o MOP era obrigada a tocar em toda aquela água suja, correndo sério risco de contaminar-se, além de machucar-se ao torcer o pano diversas vezes ao longo do processo, sem contar que, ao final de cada limpeza, era necessário lavar esse pano manualmente. Um trabalhão enorme que, culturalmente, era exercido por mulheres.
Joy foi uma dessas mulheres. Sentia-se horrorizada com o processo penoso que era limpar o chão com um esfregão comum, mas sendo dona de uma mente criativa e empreendedora, desenvolveu sozinha um esfregão de seus sonhos, um que não precisasse ser “torcido” pelas suas mãos e criou o “Miracle MOP”. Ele possuía um sistema em seu cabo que, ao ser acionado por quem o estava utilizando, espremia o pano de sua extremidade e facilmente eliminava toda a água suja. Depois, era só remover esse pano, feito de algodão, e lavá-lo na máquina.
Claro que o processo de criação foi mais fácil que o de vender. Joy pediu dinheiro emprestado a familiares para poder fabricar um protótipo de seu produto e tentou vendê-lo na loja de seu pai e de porta em porta onde morava, em Long Island, NY, sem conseguir muita coisa, até que um produtor de canal de vendas dos EUA viu seu produto e decidiu vendê-lo na TV. E o “Miracle MOP” vendeu 18.000 unidade em apenas 30 minutos! Hoje, sua técnica revolucionária está difundida em diversos modelos que atendem desde residências até hospitais e escritórios.
Joy Mangano integra uma conceituada lista das 10 Mulheres Mais Criativas no mundo dos negócios e nunca parou de revolucionar. Seus produtos continuam vendendo milhões de dólares por ano e ela é um exemplo de que perseverança, inovação e empreendedorismo levam o ser humano ao tipo de sucesso que, para a maioria, continua sendo um sonho distante.
FONTES: